Falafel de Espinafre

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de óleo de coco biológico
  • 1 cebola biológica grande picada
  • 2 a 4 dentes de alho biológico picados
  • cerca de 900gr de espinafre selvagem ou de folha larga biológico
  • 1 chávena de flocos de aveia biológica (moída no liquidificador ou noutro processador de alimentos)
  • 1/2 chávena de nozes biológicas picadas
  • sal rosa dos Himalaias ou salicornia biológica em pó q.b.
  • pimenta preta indiana biológica moída q.b.
  • 1/2 colher de chá de pimenta caiena biológica
  • 3 ovos biológicos Casa do Aido grandes, levemente batidos (ou farinha de tremoço q.b. para uma versão vegan)

Disponível na ADNbio

  • óleo de coco biológico
  • cebola biológica
  • alho biológico
  • espinafre biológico selvagem ou de folha larga
  • flocos de aveia biológica
  • nozes biológicas
  • sal rosa dos Himalaias biológico
  • salicornia biológica em pó
  • pimenta preta indiana biológica
  • ovos biológicos Casa do Aido
  • farinha de tremoço branco

Instruções

  • Pré-aqueça o forno a 200 ° C
  • Numa panela grande, aqueça o óleo de coco biológico em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e refogue até ficar macio e translúcido, cerca de 5 minutos. Retire do fogo e adicione 3/4 xícara de aveia, as nozes, o sal ou a salicornia em pó, a pimenta indiana e a pimenta caiena.
  • Coza ligeiramente o espinafre, transfira para um liquidificador ou outro processador de alimentos e triture tudo até obter uma pasta homogenia e macia.
  • Adicione o espinafre à mistura da cebola e alho e, depois de arrefecer, acrescente os ovos (ou a farinha de tremoço na versão vegan). Se a mistura ainda estiver demasiado liquida, adicione um pouco mais de aveia moída.
  • Molde os falafel/bolinhos a seu gosto, em forma de pequenos hamburgueres ou bolas e polvilhe com um pouco da aveia moida. Coloque os falafel/bolinhos num tabuleiro previamente untado com óleo de coco e leve ao forno durante 10 a 15 minutos.
São uma boa opção como entrada, para uma refeição a acompanhar legumes, cereais como cevada integral, couscous, boulgour ou para preparar no fim de semana e congelar para refeições mais rápidas e práticas durante a semana.